De 13 a 22 de Fevereiro decorreu no Cinema São Jorge a 3º Mostra do Cinema Documentário Português, vulgo Festival Panorama. Festival este que teve vários bons filmes em cartaz, sendo o mais conhecido o fantástico "Aquele Querido Mês de Agosto" de Miguel Gomes, um filme meio-ficção meio-documentário rodado no meio rural português (foi a candidatura portuguesa aos Óscares deste ano). Uma história de amor de aldeia com banda sonora sempre presente de música tradicional portuguesa, um argumento simples, interpretações genuínas e ridiculamente básicas (no bom sentido) torna este filme uma pérola incrivelmente cómica. Mas o mais genial é a forma como o filme se interliga com um making of do mesmo, cruzando realidade e ficção de forma fluída e fácil. Nota ainda para o facto do filme ter sido altamente elogiado pela famosa Cahiers du Cinema.
Outros filmes em cartaz:
"Da Vida das Bonecas" - Cada um é como cada qual.
Um filme divertido sobre pessoas com a "mania" do coleccionismo de bonecas. Neni Glock uma vez mais encontra o humanismo nos intervenientes sobre os quais faz documentários. Refiro o lado humano porque neste filme assim como em "A Fé de Cada Um", os indivíduos assumem as suas crenças com sinceridade, mostram as suas fragilidades e qualidades de um modo tão natural que nos sentimos voyeurs das suas vidas, das suas casas, dos seus jeitos e trejeitos.
"Aleluia" – Ainda bem que são apenas 9 minutos.
Ao assistirmos a este filme percebemos que é um exercício escolar. Fábio Ribeiro aborda um tema com um grande potencial, no entanto a forma como o faz é bastante primária. Apesar de se perceber que existem ideias, elas parecem não resultar. Trata-se de um documentário que vale apenas pelo seu registo.
(críticas do nosso convidado Vítor Hugo Costa, irmão do Jesus)
"O meu amigo Mike ao trabalho" - filme recomendadíssimo que já tinha estado em cartaz do último DocLisboa, podem ler a minha crítica aqui.
Bem haja,
jerónimo