terça-feira, 7 de abril de 2009

Festa do Cinema Italiano - Disamistade (1989)

Gianfranco Cabiddu


Inserido na Retrospectiva Cinema de Sardenha a decorrer na Cinemateca Portuguesa, Disamistade é a primeira longa-metragem do realizador Gianfranco Cabiddu. A retrospectiva pretende revisitar o cinema regional que tem vindo a surgir nas últimas duas décadas através do olhar de realizadores nativos daquela região, como é o caso de Cabiddu.

O filme conta a história de Sebastiano Catte (Joaquim de Almeida, muito bem no papel principal e num registo diferente do que nos habituou por estes lados), que retorna à sua terra e, contra a sua vontade, vê-se envolvido numa vingança que se prolonga há muito. Sebastiano tenta manter-se à margem desta violência bem típica daquela região, contudo, apesar do seu passado, não consegue evitar a fragilidade do presente.

A "vendetta" tão típica do cinema italiano é sustentada por vários elementos característicos deste tipo de narrativas, aos quais não escapam a "death list", os homicídios poéticos ao som de, ou mesmo a banda sonora ao longo de todo o filme, que sugere o inevitável e iminente confronto do protagonista com o seu destino.

Quem, como eu, nasceu numa aldeia rural e cresceu a ouvir as inúmeras histórias "daquele tempo" que os nossos avós contavam até ao ínfimo pormenor, não deixará de sentir uma certa nostalgia ao ver este filme. O grande trunfo da obra é o retrato sócio-cultural da Sardenha dos anos 50, que, como as tais histórias, está detalhado ao pormenor (as latas na cozinha, as mulheres a fazer pão, o chegar a casa e cumprimentar primeiro o pão e o vinho, antes da mulher). Esta terra que aqui nos é retratada, é-me muito familiar. Desde as mulheres em permanente luto pela morte dos maridos, às beatas à porta da Igreja a falar da vida alheia, passando pela estética das casas. Tudo isto remonta a um tempo longínquo, mas real ainda em algumas zonas do nosso país. Faz-nos pensar nestas aldeias tão pitorescas e muitas vezes esquecidas, que tanta história têm para contar.

A Festa do Cinema Italiano prolonga-se até ao dia 09 de Abril, podem consultar toda a programação em www.festadocinemaitaliano.com, e ainda têm oportunidade de participar no nosso passatempo para ganharem convites duplos.

Sem comentários: