Laurent Cantet juntou-se a François Bégaudeau - autor do livro que originou este filme - para criar uma obra prima que se funde com a vida real. Se o filme é baseado no livro, este é baseado nas experiências de Bégaudeau como professor em Paris.
Mas quem diz Paris, pode bem dizer Lisboa, Odivelas, Loures, Porto, Amadora, ou qualquer outra escola deste país. Para dar uma ideia, aqui estão alguns relatos de professores deste nosso país:
Será possível que um filme seja tão real? Falassem português e aquela era, em tudo, uma escola no Portugal real. A ver, obrigatoriamente! Em especial por todos aqueles que estão distantes desta realidade.
Susana Tibúrcio Brito, professora no Colégio de Pina Manique
Como professora senti-me feliz ao ver este filme… Achei-o maravilhoso, fantástico, tão próximo da realidade que até aflige… Aquela turma pode ser qualquer uma das minhas turmas, das turmas de qualquer escola deste país… É bom ver finalmente no cinema algo que nos toca tanto…
Luísa Lopes, professora da Escola Secundária D. Dinis em Chelas
Fui ver ontem. Ficámos à conversa muito tempo depois. A nossa escola tem muitos casos decalcados a papel químico. Filme a não perder por todos.
Anabela Gaio, professora
Agora a minha opinião.Para um filme de mais de duas horas, não há um momento de aborrecimento. Posso falar aqui de nostalgia, posso falar aqui de identidade que tive com alguns alunos, posso até dizer aqui que conheço todos os personagens. Vocês também os conhecem. Aqueles vossos colegas do 5º ao 9º ano estão ali todos, versão século XXI.
Senti um choque pela realidade dos nossos tempos, mas ao mesmo tempo não me surpreendeu. Desde o famoso episódio do "dá-me o telemóvel", que temos vindo a ser brindados com novelas do mundo estudantil. Para nos actualizarmos, nada melhor que o public service anoucement de 128 minutos dado por este filme.
Por momentos sorrimos, por momentos ficamos nostálgicos, por momentos ficamos a torcer ora pelo professor ora pelos alunos - mas compreendemos todos.
Gostamos de pensar que temos a maturidade do professor e a inocência e espirito rebelde dos alunos. Senão este filme não teria sentido. Mas graças a isto tudo, tem. E ainda bem.
Entre les murs, distribuído pela Midas Filmes, em exibição no Londres, El Corte Inglés, Alegro de Alfragide e Cascais Villa na zona de Lisboa, e no Lusomundo Mar Shopping e UCI Arrábida na zona do Porto, entre outros. Devia estar em mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário