terça-feira, 21 de outubro de 2008

Red Race - infância?



Costuma-se dizer que é desde pequenino que se torçe o pepino. Bom, os chineses levam o lema bem a sério, e não é só em relação ao pepino, metem os pequenos a torcerem tudo... No ano em que os Jogos Olímpicos serviram para mostrar a China ao mundo como grande potência, com aparatosas e hitlerianas demonstrações de disciplina e poder (como se viu na inauguração/encerramento dos Jogos) e fantásticos resultados desportivos, fizeram-nos duvidar de tanto sucesso repentino e repensar a questão: porque raio é que as crianças deles conseguem fazer aquelas coisas todas e as nossas nem um sapato sabem atar?

Este é um documentário que investiga a fundo o dia-a-dia dessas crianças: a ausência de infância ingénua, os treinos intensivos, a elevação da figura de treinador á condição de "educador de carácter" (ao longo do filme são frequentes frases como "vais continuar a chorar como um bébé ou vais aguentar até ao fim?" em situações como a imagem acima) e o background familiar que despoleta toda esta febre pela ginástica. O incitamento da noção de estado soberano e da necessidade de o servir a qualquer custo começa desde cedo. Já na creche se canta a China como melhor país do mundo e se fazem desenhos das medalhas Olímpicas. Isto tudo num ambiente em que a competição e o não-desportivismo são modos de vida, e o bem-estar das crianças é posto de parte em prol dos resultados. Por fim, mas mais importante que tudo, há que venerar a coragem e determinação (apesar de impostas à força) das crianças envolvidas e todo o esforço e trabalho ao longo da sua curta vida. Por vezes é fácil ver na televisão meninas a fazer piruetas e achar incrível a forma como competem, mas não temos nem meia noção do elas passam no quotidiano.

Para terminar, há que destacar o trabalho do realizador e da equipa de montagem: o filme ficou extremamente consistente e fluido, com uma estrutura bem simpática, com poucas entrevistas e muitas amostras de pedaços de vida das pessoas envolvidas. Altamente recomendado!

Sem comentários: